quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

* Amor, Sublime Amor












Título Original: West Side Story
Título Brasil: Amor, Sublime Amor
País de Origem: EUA
Ano: 1961
Duração: 152 minutos
Direção:  Jerome Robbins, Robert Wise

Elenco: Natalie Wood, Richard Beymer, Russ Tamblyn, Rita Moreno, George Chakiris, Simon Oakland, Ned Glass, William Bramley, Tucker Smith, Tony Mordente, David Winters, Eliot Feld,  Bert Michaels, David Bean, Robert Banas, Anthony 'Scooter' Teague, Harvey Evans, Tommy Abbott, Susan Oakes, Gina Trikonis, Carole D'Andrea, Jose De Vega, Jay Norman, Gus Trikonis, Eddie Verso, Jaime Rogers, Larry Roquemore, Robert E. Thompson, Nick Navarro, Rudy Del Campo, Andre Tayir, Yvonne Wilder, Suzie Kaye, Joanne Miya, John Astin, Priscilla Lopez, Lou Ruggiero e Penny Santon.

Sinopse: À semelhança do que acontece na peça Romeu e Julieta de Shakespeare, o filme apresenta Tony, antigo líder da gangue de brancos anglo-saxônicos chamados de Jets, apaixonado por María, irmã do líder da gangue rival, os Sharks, formada por imigrantes porto-riquenhos. O amor do casal protagonista floresce entre o ódio e a briga das duas gangues e seus códigos de honras, tal qual a desavença histórica entre os Capuletto e os Montechio mostrada em Romeu e Julieta.

West Side Story (br: Amor, Sublime Amor — pt: West Side Story - Amor Sem Barreiras é um filme estadunidense de 1961, dos gêneros musical e drama, dirigido por Robert Wise.

O filme foi adaptado por Ernest Lehman de uma bem-sucedida peça de teatro da Broadway, estreada em 1957, da autoria de Arthur Laurents e encenada por Jerome Robbins, que foi também o autor da ideia. Tanto a peça teatral, assim como o filme, são uma adaptação livre, ambientada na década de 1950, de Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

West Side Story foi parodiado no filme da Disney, Teen Beach Movie como Onda, Sublime,Onda.

O título original faz referência ao cenário no qual a história se desenvolve: as brigas entre gangues de rua na Zona Oeste (o West side) de Manhattan, em Nova Iorque.

A versão cinematográfica da peça teatral foi dirigida por Jerome Robbins (também seu coreógrafo), co-dirigida e produzida por Robert Wise e roteirizada por Ernest Lehman, sendo bem recebida pela crítica e pelo público em geral. Foi restaurada e lançada em DVD.

Durante as filmagens, os produtores procuravam criar uma certa antipatia entre os atores que representavam as gangues rivais, dando ao elenco dos Jets roteiros limpos e organizados e camarins perto das locações, enquanto o elenco dos Sharks ganhava roteiros bagunçados e rasgados e camarins afastados.

Os direitos de adaptação custaram 375 mil dólares aos produtores e o orçamento de Amor, Sublime Amor foi de seis milhões de dólares.

Quase todos os atores do elenco que atuou na peça teatral da Broadway foram recusados pelos produtores por serem velhos demais para um filme em que os personagens são adolescentes, de forma que apenas seis deles foram escalados: Carole d'Andrea, Tony Mordente, William Bramely, Jay Norman, David Winters e Tommy Abbott.

Originalmente os produtores queriam que Elvis Presley interpretasse Tony e Audrey Hepburn María, mas ela teve que desistir da personagem por estar grávida na época das filmagens.

Este filme ocupa a 2ª colocação na Lista dos 25 maiores musicais estadunidenses de todos os tempos, idealizada pelo American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.

East Side Story é o nome do 23º episódio da 1ª temporada da série norte-americana Ugly Betty, uma clara paródia ao título do filme.

Durante o programa "Cher… Special" de 1978, Cher fez um medley com as canções do musical West Side Story atuando como todos os personagens.

Atualmente, West Side Story ganhou um episódio especial no seriado Glee. O mesmo é nomeado ¨The First Time¨ - Episódio 5 da terceira temporada. O episódio exibe um musical escolar onde a trama baseia-se nos clássicos filmes e shows, incluindo números como ¨A Boy Like That¨, ¨America¨e ¨Tonight¨ gravados pelo elenco da série.

Fonres: IMDB / Wikipédia

Áudio: Inglês / Espanhol
Legenda: Português

Contato: revendofilmesmarcantes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário