terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

* Crepúsculo dos Deuses












Título Original: Sunset Blvd.
Título Brasil: Crepúsculo dos Deuses
País de Origem: EUA
Ano: 1950
Duração: 110 minutos
Direção:  Billy Wilder

Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson, Fred Clark, Lloyd Gough, Jack Webb, Franklyn Farnum, Larry J. Blake, Charles Dayton, Cecil B. DeMille, Hedda Hopper, Buster Keaton, Anna Q. Nilsson, H.B. Warner, Ray Evans, Jay Livingston, Fred Aldrich, Joel Allen, Gertrude Astor, Edward Biby, Danny Borzage, Ken Christy, Ruth Clifford, John Cortay, Archie R. Dalzell, Eddie Dew, Peter Drynan, Julia Faye, Al Ferguson, Gerry Ganzer, Rudy Germane, Kenneth Gibson, Joe Gray, Sanford E. Greenwald, Creighton Hale, Chuck Hamilton, James Hawley, Len Hendry, E. Mason Hopper, Stan Johnson, Tiny Jones, Howard Joslin, Arthur Lane, Perc Launders, William Meader, Gertrude Messinger, Harold Miller, John 'Skins' Miller, Lee Miller, Ralph Montgomery, Bert Moorhouse, Jay Morley, Bernice Mosk, Howard Negley, Ottola Nesmith,  Eva Novak, Frank O'Connor, Robert Emmett O'Connor, Jack Perrin, Virginia L. Randolph, Bill Sheehan, Sidney Skolsky, Emmett Smith, Roy Thompson, Archie Twitchell, Yvette Vickers, Edward Wahrman e Henry Wilcoxon.

Sinopse: No início um crime é cometido e uma voz em off começa a narrar que tudo começou quando Joe Gillis (William Holden), um roteirista fugindo de representantes de uma financeira que tentava recuperar o carro por falta de pagamento e se refugia em uma decadente mansão, cuja proprietária, Norma Desmond (Gloria Swanson), era uma estrela do cinema mudo. Quando Norma tem conhecimento que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcaria o seu retorno às telas. O roteiro era insuportável, mas o pagamento era bom e ele não tinha o que fazer. No entanto, o que o destino lhe reservava não seria nada agradável.

Sunset Boulevard (pt / br: Crepúsculo dos Deuses) é um filme estadunidense de 1950, do gênero drama noir, dirigido por Billy Wilder. Seu título original é o nome da rua homônima que atravessa as cidades de Los Angeles e Beverly Hills, na Califórnia.

O filme é estrelado por William Holden como o roteirista azarado Joe Gillis, e Gloria Swanson como Norma Desmond, uma decadente atriz da era do cinema mudo que atrai Gillis para seu mundo fantasioso no qual ela sonha em fazer um triunfante retorno às telas. Erich von Stroheim, Nancy Olson, Fred Clark, Lloyd Gough e Jack Webb interpretam os papéis secundários. O diretor Cecil B. DeMille e a colunista de fofoca Hedda Hopper interpretam a si mesmos. Buster Keaton, H. B. Warner e Anna Q. Nilsson, estrelas do cinema mudo, fazem participações especiais no filme.

Aclamado por vários críticos na época em que foi lançado, Crepúsculo dos Deuses foi indicado para onze Oscars, tendo recebido três. É comumente aceito como um filme clássico, frequentemente citado como um dos filmes mais notáveis do cinema americano. Considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante" pela Biblioteca do Congresso estadunidense em 1989, Crepúsculo dos Deuses foi incluído no primeiro grupo de filmes selecionados para preservação pela Secretaria Nacional de Cinema. Em 1998, foi nomeado o décimo segundo melhor filme estadunidense de todos os tempos na lista elaborada pelo American Film Institute. Em 2007, na reedição da lista, apareceu na décima sexta posição.

O papel de "Norma Desmond" chegou a ser oferecido para Mae West, Mary Pickford e Pola Negri, antes da atriz Gloria Swanson aceitá-lo.

O ator Montgomery Clift chegou a assinar contrato para interpretar o personagem "Joe Gillis", mas resolveu rescindi-lo apenas duas semanas antes do início das filmagens.

Após a desistência de Montgomery Clift, o diretor Billy Wilder convidou Fred MacMurray para interpretar o personagem, que não aceitou por se recusar a fazer o papel de um gigolô.

Oscar 1951 (EUA)
CategoriaComplementoResultado
Melhor FilmeCharles BrackettIndicado
Melhor DiretorBilly WilderIndicado
Melhor AtorWilliam HoldenIndicado
Melhor AtrizGloria SwansonIndicado
Melhor Ator CoadjuvanteErich von StroheimIndicado
Melhor Atriz CoadjuvanteNancy OlsonIndicado
Melhor Roteiro Original
  • Charles Brackett
  • Billy Wilder
  • D.M. Marshman Jr.
Venceu
Melhor Montagem
  • Doane Harrison
  • Arthur Schmidt
Indicado
Melhor Fotografia em preto-e-brancoJohn F. SeitzIndicado
Melhor Direção de arte em preto-e-branco
  • Hans Dreier
  • John Meehan
  • Samuel M. Comer
  • Ray Moyer
Venceu
Melhor Trilha-sonora OriginalFranz WaxmanVenceu

Fontes: IMDB / Wikipédia

Áudio: Inglês
Legendas: Português

revendofilmesmarcantes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário