terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

* Rio Grande








Título Original: Rio Grande
Título Brasil: Rio Bravo / Também lançado em DVD como " Rio Grande "
País de Origem: EUA
Ano: 1950
Duração: 105 minutos
Direção:  John Ford

Elenco: John Wayne, Maureen O'Hara, Ben Johnson, Claude Jarman Jr., Harry Carey Jr., Chill Wills, J. Carrol Naish, Victor McLaglen, Grant Withers, Sons of the Pioneers, Peter Ortiz, Steve Pendleton, Karolyn Grimes, Alberto Morin, Stan Jones, Fred Kennedy, Ken Curtis, Tommy Doss, Hugh Farr, Karl Farr, Shug Fisher, Cliff Lyons, Lee Morgan, Jack Pennick, Lloyd Perryman, Chuck Roberson, Barlow Simpson e Patrick Wayne.

Sinopse: O coronel Yorke foi designado para um posto da fronteira com o México, próximo ao Rio Grande (Rio Bravo para os mexicanos) no qual defende os colonos contra os Apaches renegados. O coronel pediu 180 novos recrutas, mas recebeu apenas 18, sendo que um deles é seu filho Jeff, que ele não via desde quando o mesmo era recém-nascido, e que se alistou após ser expulso da academia de oficiais (foi reprovado em Matemática). Outro recruta é Tyree, um fugitivo da lei por ter matado um texano em duelo. Os recrutas são treinados pelo sargento Quincannoon. Jeff logo faz amizade com Tyree e Boone, que se mostram dois exímios cavaleiros.

O coronel fica tenso e preocupado com o filho quando os índios atacam, mas procura não demonstrar. Depois sua preocupação aumenta quando chega ao forte a mãe de Jeff, a bela sulista Kathleen, que deixou o coronel quando este destruiu a plantação de sua família no vale de Shenandoah durante a Guerra Civil. A mulher quer que o filho deixe o exército e volte aos estudos, embora seja compreensiva com ele e continue a gostar do coronel.

O coronel recebe ordens não-oficiais para perseguir os apaches até o México, mas, logo a seguir, crianças que mandou escoltar para um local seguro são raptadas pelos índios. Tyree descobre onde elas estão escondidas e escolhe seus dois amigos, Boone e Jeff, para ir com eles resgatar as crianças. O coronel não gosta, mas não intercede pelo seu filho que assim parte para a perigosa missão.

Rio Grande (br.: Rio Bravo / pt.: Rio Grande) é um filme estadunidense de 1950 do gênero western dirigido por John Ford e produzido pela Republic Pictures. É o terceiro da chamada "Trilogia da Cavalaria" de Ford. Os outros dois foram produzidos pela RKO Pictures: Fort Apache (1948) e She Wore a Yellow Ribbon (1949).

Os três filmes foram protagonizados por John Wayne, que foi o Capitão Kirby York em Fort Apache, o Capitão Nathan Cutting Brittles em She Wore a Yellow Ribbon e finalmente o promovido Tenente-Coronel Kirby Yorke em Rio Grande.

O filme se baseia no conto "Mission With No Record" (na tradução, "Missão não-oficial") de James Warner Bellah, que foi publicado no jornal The Saturday Evening Post em 27 de setembro de 1947. O roteiro foi escrito por James Kevin McGuinness.

Fontes: IMDB / wikipédia

Áudio: Inglês / Espanhol
Legenda: Português

Contato: revendofilmesmarcantes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário