domingo, 7 de fevereiro de 2016

* A Estrada de Santa Fé






















Título Original: Santa Fe Trail
Título Brasil: A Estrada de Santa Fé
País de Origem: EUA
Ano: 1940
Duração: 110 minutos
Direção: Michael Curtiz

Elenco: Errol Flynn, Olivia de Havilland, Raymond Massey, Ronald Reagan, Alan Hale, William Lundigan, Van Heflin, Gene Reynolds, Henry O'Neill, Guinn 'Big Boy' Williams, Alan Baxter, John Litel, Moroni Olsen, David Bruce, Hobart Cavanaugh, Charles D. Brown, Joe Sawyer, Frank Wilcox, Ward Bond, Russell Simpson, Charles Middleton, Erville Alderson, Spencer Charters, Susan Peters, William Marshall, George Haywood, Cliff Clark, Edmund Cobb, Louis Jean Heydt, William Hopper, Edward Peil Sr., Addison Richards, Harry Strang, Emmett Vogan, Arthur Aylesworth, Roy Barcroft, Trevor Bardette, Edward Biby, Al Bridge, Jess Lee Brooks, Georgia Caine, Lucia Carroll, Eddy Chandler, Lane Chandler, Bud Cokes, Mildred Coles, Harry Cording, Joseph Crehan, Jack Deery, Neal Dodd, Jim Farley, Mildred Gover, Mitzi Green, Creighton Hale, Henry Hall, Sam Harris, Theresa Harris, Edward Hearn, Russell Hicks, Selmer Jackson, Payne B. Johnson, Victor Kilian, Richard Kipling, Wilfred Lucas, Eric Mayne, Frank Mayo, Tom McGuire, Lafe McKee, Robert McKenzie, Mira McKinney, John Meyer, Frank Mills, Edmund Mortimer, Jack Mower, Nestor Paiva, Bernice Pilot, Alex Proper, Clinton Rosemond, Napoleon Simpson, Walter Soderling, Grace Stafford, Count Stefenelli, Libby Taylor, Ernestine Wade, Eddy Waller, Blackie Whiteford, Ernest Whitman e Maris Wrixon.

Sinopse: O filme segue, de forma livre, a vida de J. E. B. Stuart, antes que irrompesse a guerra civil dos EUA. Também fala do seu romance com uma fictícia Kit Carson Hollyday, da sua amizade com George Armstrong Custer, o famoso General Custer, e de batalhas contra o abolicionista John Brown.

A Estrada de Santa Fé (Santa Fe Trail, no original) é um filme estado-unidense de 1940, do gênero faroeste, dirigido por Michael Curtiz.

Apesar de não ter sido indicado para nenhum prêmio Oscar, o filme é descrito pela crítica como um "magnífico retrato de uma época emocionante.

O filme não tem pretensões ao realismo: em primeiro lugar, não é sobre a estrada de Santa Fé, que existiu e foi importante antes da implantação das estradas de ferro; em segundo lugar, faz uma apresentação romanceada e historicamente inexata da vida de J. E. B. Stuart, um soldado que realmente existiu, mais conhecido por Jeb Stuart, que chegou a general dos Confederados, durante a Guerra Civil Americana.

O filme mostra a questão da validade ou não de se usar o terrorismo para promover uma causa tida como boa para os yankees (os nortistas): a abolição da escravatura. Durante todo o filme, os oficiais do exército norte-americano se mantêm neutros na disputa política entre sulistas e nortistas. O filme termina com uma mensagem de esperança, que as disputas políticas não dividissem a nação.

Fontes: IMDB / Wikipédia

Áudio: Inglês
Legenda: Português

Contato: revendofilmesmarcantes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário