quinta-feira, 21 de julho de 2016

* Suplício de uma Saudade























Título Original: Love Is a Many-Splendored Thing
Título Brasil: Suplício de uma Saudade
Título Espanha: La Colina del Adiós
Título Itália: L'Amore è una cosa Meravigliosa
Título França: La Colline de l'Adieu
Título Portugal: A Colina da Saudade
País de Origem: EUA
Ano: 1955
Duração: 102 minutos
Direção: Henry King, Otto Lang
Produção: Buddy Adler
Gênero: Drama, Romance

Elenco: William Holden, Jennifer Jones, Torin Thatcher, Isobel Elsom, Murray Matheson, Virginia Gregg, Richard Loo, Soo Yong, Philip Ahn, Jorja Curtright, Donna Martell, Salvador Baguez, W.T. Chang, Aen-Ling Chow, Kei Thin Chung, Edward Colmans, Ashley Cowan, Lee Tung Foo, Herbert Heyes, James Hong, Joseph Kim, Marc Krah, Candace Lee, Weaver Levy,  Angela Loo, Keye Luke, Stella Lynn, Eleanor Moore, Henry S. Quan, Beulah Quo, Hazel Shon, Walter Soo Hoo, Leonard Strong, Kam Tong, Marie Tsien, Barbara Jean Wong e Jean Wong.

Fonte: IMDB

Sinopse: Em 1949, a China se torna comunista e os refugiados não param de chegar em Hong Kong. A médica eurasiana viúva Han Suyn está sobrecarregada com tantos atendimentos no hospital que trabalha e resolve tirar um dia de folga e ir a uma festa da sociedade. Lá ela encontra o correspondente de guerra americano casado Mark Elliott, que pede para fazer uma entrevista com ela. Os dois se apaixonam mas o homem não consegue o divórcio e a doutora começa a sofrer pressões, tanto em seu trabalho quanto da sua família. Quando estoura a Guerra da Coréia, o jornalista parte para acompanhar o conflito e o casal passa a se corresponder por cartas.

Love Is a Many-Splendored Thing (br: Suplício de uma Saudade; pt: A Colina da Saudade) é um filme estadunidense de 1955 do gênero Drama romântico, dirigido por Henry King para a 20th Century Fox. Roteiro de John Patrick do livro de 1952 de Han Suyin. A canção tema que fez muito sucesso ("Love is a Many-Splendored Thing") foi gravada pelo grupo The Four Aces. Jerry Vale, Nat King Cole e Frank Sinatra seriam outros dos muitos artistas que a cantariam nos anos seguintes.

O filme inspiraria uma telenovela americana de 1967 do mesmo nome.

Venceu o Oscar por melhor figurinos coloridos, canção original e trilha sonora (Sammy Fain e Paul Francis Webster por "Love Is a Many-Splendored Thing"). Foi indicado para melhor atriz (Jennifer Jones), direção de arte colorida (Lyle Wheeler, George Davis, Walter M. Scott, Jack Stubbs), Edição a cores, melhor filme e melhor som.

Fonte: Wikipédia

Áudio: Inglês / Espanhol
Legenda: Português

Nenhum comentário:

Postar um comentário