domingo, 31 de janeiro de 2016

* Flechas de Fogo
















































Título Original: Broken Arrow
Título Brasil: Flechas de Fogo
País de Origem: EUA
Ano: 1950
Duração: 93 minutos
Direção: Delmer Daves

Elenco: James Stewart, Jeff Chandler, Debra Paget, Basil Ruysdael, Will Geer, Joyce Mackenzie, Arthur Hunnicutt, Robert Adler, Trevor Bardette, Chris Willow Bird, Raymond Bramley, Chet Brandenburg, Argentina Brunetti, Harry Carter, Iron Eyes Cody, J.W. Cody, Heinie Conklin, Dolores Christine Cypert, Aubrey Lee Dale, John Doucette, Robert Foster Dover, Nacho Galindo, Robert Griffin, Jack Kenny, Bob Kortman, Mickey Kuhn, Jack Lee, Ted Mapes, John Marston,  Frank McGrath, Charles Morton, Edwin Rand, Jay Silverheels, Charles Soldani, Richard Van Opel, John War Eagle, Billy Wilkerson e Bud Wolfe.

Sinopse: Tom Jeffords acredita que a inteligência pode ser usada para impedir os conflitos entre brancos e índios, no Arizona conflagrado dos anos 1870. Aprende a língua dos Apaches e se torna amigo de seu líder, Cochise. Tom também se apaixona por Sonseeahray, uma jovem índia, com quem se casa. Quando a jovem é morta por renegados brancos, Tom clama por vingança, mas é contido por Cochise. A paz parece longínqua, mas chega enfim, através de acordos e conferências.

Broken Arrow (Flechas de Fogo (título no Brasil) ou A Flecha Quebrada (título em Portugal)) é um filme norte-americano de 1950, do gênero faroeste, dirigido por Delmer Daves e estrelado por James Stewart e Jeff Chandler.

Broken Arrow é o primeiro faroeste dirigido por Delmer Daves, um neto de pioneiros e estudioso da história do Velho Oeste.O filme é notável por ser um dos primeiros, ao lado de Devil's Doorway, a tratar os índios de maneira respeitosa e simpática, o que deu origem a um ciclo de produções do gênero com indígenas como heróis e protagonistas.Outra novidade é mostrar o casamento de uma pessoa branca com uma não branca, ainda que a ousadia parasse na obrigatoriedade de fazer com que o relacionamento terminasse em tragédia, como pedia a moral daquela década.

Houve críticas pelo fato de Cochise, o chefe dos Apaches, ser interpretado por um branco, como era praxe em Hollywood na época, e não por um ator índio. De qualquer maneira, o papel deu a Jeff Chandler uma indicação ao Oscar, além ajudar a transformá-lo em um dos astros do faroeste da década de 1950, o que também aconteceu, em escala até maior, com James Stewart.

O roteiro, igualmente indicado ao Oscar, foi creditado a Michael Blankfort; entretanto, seu autor real é Albert Maltz, que estava na Lista Negra de Hollywood, uma das consequências do Maccartismo. Maltz integrava a célebre lista informalmente conhecida como "Os Dez de Hollywood" e não podia, assim, trabalhar na indústria cinematográfica -- ou, pelo menos, não podia assinar o que saísse de sua pena.

Jeff Chandler viveu Cochise em outras duas oportunidades: The Battle of Apache Pass (1952) e, sem receber créditos, em Taza, Son of Cochise (1954).

O filme deu origem a uma telessérie homônima, estrelada por John Lupton como Tom Jeffords. A série teve duas temporadas, entre 1956 e 1958, com um total de setenta e dois episódios. Cochise foi interpretado por Michael Ansara.

Fontes: IMDB / Wikipédia

Áudio: Inglês
Legenda: Português

Contato: revendofilmesmarcantes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário