terça-feira, 31 de maio de 2016

* Quem Foi Jesse James












Título Original: The True Story of Jesse James
Título Brasil: Quem Foi Jesse James
País de Origem: EUA
Ano: 1957
Duração: 92 minutos
Direção: Nicholas Ray

Elenco: Robert Wagner, Jeffrey Hunter, Hope Lange, Agnes Moorehead, Alan Hale Jr., Alan Baxter, John Carradine, Rachel Stephens, Barney Phillips, Biff Elliot, Frank Overton, Barry Atwater, Marian Seldes, Chubby Johnson, Frank Gorshin, Carl Thayler, John Doucette, Robert Adler, J. Frederik Albeck, Hy Anzell, Ray Bennett, Alexander Campbell, Harry Carter, Ken Christy, Ken Clark, Edmund Cobb, Clancy Cooper, Sally Corner, Duane Cress, George DeNormand, Joe Di Reda, Ray Ferrell, Tom Greenway, Mark Hickman, Clegg Hoyt, Jason Johnson, Kellogg Junge Jr., Ann Kunde, Kay E. Kuter, Owen McGiveney, Forbes Murray, Howard Negley, Tom Pittman, Anthony Ray, Ruthie Robinson, Fay Roope, Michael Ross, Gene Roth, Bing Russell, Cosmo Sardo, Aaron Saxon, Ray Spiker, Mike Steen, James Stone, Kelly Thordsen, Paul Weber, Paul Wexler, Bob Whitney, Charles Willcox, Sumner Williams, Jason Wingreen, Jeane Wood, Carleton Young e Louis Zito.

Sinopse: The True Story of Jesse James (br.: Quem foi Jesse James / A justiça de Jesse James) é um filme estadunidense de faroeste, de 1957, dirigido por Nicholas Ray. O roteiro adapta o do filme anterior de 1939, Jesse James, que fora dirigido por Henry King. Ambos são livremente baseados na vida de Jesse James.

A história começa em 7 de setembro de 1876, quando a famigerada gangue James-Younger tenta roubar um banco em Northfield, Minnesota. A ação é desastrosa para os bandidos e a gangue é desmantelada, com muitos mortos e capturados durante o tiroteio nas ruas da cidade e a posterior fuga. Apenas os irmãos Jesse e Frank James conseguem escapar e cavalgam de volta ao lar, no Missouri. Durante esses eventos, tanto os irmãos como alguns parentes e amigos próximos da família recordam momentos importante das vidas deles (mostrados em flashback): a ida para a Guerra de Jesse depois que é torturado por simpatizantes nortistas, o casamento dele, o início da carreira de roubos e a queima da fazenda James por detetives particulares da Agência Pinkerton (que no filme usam o nome de Remington) - evento em que a mãe dos irmãos tivera amputado um braço. Na parte final a ação em Northfield é recontada em detalhes e Jesse, com o fim da quadrilha, tenta recomeçar mais uma vez a sua vida ao lado da esposa e dos filhos até que é morto à traição pelos irmãos Ford.

Em 1955, após obter êxito com Rebel Without a Cause, o diretor Nicholas Ray foi contratado para dirigir essa produção baseada na vida adulta de Jesse James. O estúdio 20th Century Fox sugeriu um remake do filme de 1939, de Henry King.

Especulou-se que James Dean deveria estrelar o filme no papel de Jesse, antes que falecesse num acidente de automóvel. Para substituir Dean, o diretor Ray esperava contar com Elvis Presley, que acabara de completar seu primeiro filme, Love Me Tender. O filho de Ray chamado Tony aparece no elenco como Bob Younger, o que foi a primeira participação em uma produção dirigida pelo pai.

Hope Lange, contratada da 20th Century Fox, entrou para o elenco após ser indicada para o Óscar pelo desempenho em Peyton Place. John Carradine apareceu também no filme de 1939. Ele foi Bob Ford anteriormente e nessa versão interpreta o Reverendo Jethro Bailey, amigo da família James.

Nicolas Ray filmou em CinemaScope, tecnologia recente naquela época. Algumas cenas gravadas para o filme de 1939 foram reutilizadas e reconfiguradas para o CinemaScope.

No filme Jesse James é caracterizado como um "Nicholas Ray herói"— que consiste num tipo recorrente nos filmes do diretor e que são baseados nele mesmo. Outros personagens similares são Jim Stark (James Dean) em Rebel Without a Cause e Jesus Cristo em King of Kings.

Fontes: IMDB / Wikipédia

Áudio: Inglês / Espanhol
Legenda: Português

revendofilmesmarcantes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário